Em meio a um bosque de ciprestes, esse é um lugar que emana paz. O nome é Mosteiro de São João, mas é mais conhecido como Mosteiro das Irmãs Beneditas — ali moram as monjas da mais antiga ordem religiosa do Ocidente, fundada por São Bento na Itália no ano de 529.
A dica é aproveitar para vivenciar um pouco dos ritos religiosos das irmãs. Todos os dias, às 17h45, elas fazem uma breve cerimônia com cantos gregorianos em latim, grego e português.
Isso acontece na capela, com acesso pela lateral do prédio. Os visitantes se acomodam nos bancos de madeira de frente para as monjas, vestidas em hábitos brancos e pretos. Com o livro de oração em mãos, elas cantam baixo, contidas e afinadas. Não é um espetáculo para entreter turistas: é um dos momentos diários de oração das irmãs, elas apenas permitem que a gente assista.
Você ainda pode conhecer a lojinha e um café no mosteiro, onde as monjas vendem artesanatos em pirogravura, pintura de quadros, colagem, artesanato com flores desidratadas, cartões e terços, além de geleias, biscoitos, pães e bolos...