Viaja Campos.jpg

Museu CARDE

 O local tem um acervo com mais de 500 carros especiais e tem o objetivo de contar a história do Brasil usando os veículos como fio condutor.

 Chamado de CARDE - Carro, Arte, Design e Educação, o museu fica no meio de uma floresta preservada de araucárias, em um prédio de 6 mil m², construído em um terreno de 200 mil m² no bairro Alto da Boa Vista, a 10 minutos do centro de Campos do Jordão,  é um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal. 

 A proposta do local é contar os fatos históricos do país por meio dos carros, já que muitos dos automóveis apresentados se tornaram parte da trajetória do Brasil. O acervo conta com mais de 500 veículos, sendo que aproximadamente 100 veículos são expostos de forma rotativa no museu. Para tornar a experiência imersiva, o museu conta com painéis de LED de alta definição para vídeos históricos e artísticos e sistema de som potente. Os ambientes contam com um sistema de luz e som com trilhas sonoras sincronizadas com os vídeos, produzidos com o auxílio da computação gráfica.

 Além da tecnologia, há diversas obras de artes importantes da cultura nacional que ficam espalhadas pelo museu, entre quadros, gravuras, joias e esculturas, de artistas como Candido Portinari, Di Cavalcanti, José Zanine Caldas Frans Krajcberg, Vik Muniz, entre outros.

 Entre as salas temáticas de visitação, divididas por décadas, estão as salas de Carros Governamentais, da História do Automobilismo Brasileiro e de Visionários Brasileiros, por exemplo.

 O museu é mantido pela Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), entidade independente e sem fins lucrativos que desde 2008 vem beneficiando a cidade de Campos do Jordão (SP). São mais de 700 alunos, entre crianças e adolescentes, beneficiados por cursos artísticos profissionais da instituição.